O Prêmio é uma homenagem ao Prof. Dr. Abraham Moysés Cohen, natural de Parintins-AM (1951), graduado em Engenharia Civil em 1975 pela Universidade Federal do Amazonas, com Mestrado em 1982 e Doutorado em 1990 em Física Teórica pelo Instituto de Física e Química de São Carlos/USP, São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Física, no período de 5/1984 a 4/1985, e trabalhou ativamente para a criação do Programa de Pós-Graduação de Física, tendo sido Coordenador do mesmo no período de 1/1999 a 5/2003. Foi Diretor do Instituto de Ciências Exatas de 11/2004 a 02/2005 e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, de 4 de junho de 2005 até seu falecimento em 6 de maio de 2007. Durante toda sua carreira contribuiu diretamente na formação de pessoas tanto em nível de graduação como pós-graduação, destacando-se a preocupação na qualidade da formação científica dos amazônidas como fator fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.

O Prêmio consiste em uma passagem e ajuda de custo, ao aluno que obtiver o primeiro lugar de sua área do conhecimento, para apresentar seu trabalho em um Congresso de âmbito Nacional relevante para sua área de pesquisa.